TURMA 8º AFAC

TURMA 8º AFAC
A nossa turma

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Auto Mutilação.



1- Auto Mutilação:
Automutilação é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão directa ao próprio corpo com ou sem intenção consciente de suicídio. Os actos geralmente têm como intenção do alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Bordeline (TPB).

2- Formas de Auto Mutilação:
- Cortar-se com lâminas do afia, vidros, x-acto , facas e tesouras.
- Chicotear-se.
- Enforcar-se por alguns instantes.
- Morder as próprias mãos, lábios, língua ou braços.
- Puxar os seus próprios cabelos.
- Agredir-se a si mesmo.
- Queimar-se com cigarros, ferros ou produtos químicos.
- Furar-se com agulhas, arames, pregos ou canetas.
- Ingerir objectos pequenos.
- Tomar comprimidos em excesso sem ou com intenção de suicídio.

3- Comportamentos e Razões:
O automutilador tem grandes dificuldades para se expressar verbalmente ou emocionalmente,  não consegue chorar diante das pessoas, há relatos de pessoas que com o passar do tempo sentem-se incapazes de chorar até mesmo quando estão sozinhas. Alguns indivíduos afirmam que escrever (textos, poemas, contos, músicas, etc.) serve como uma forma de expressar suas emoções, o que não conseguem fazer de outras formas. Alguns tendem a se afastar da família e dos amigos, buscando poupa-los do mal, que presumem ser  a sua presença.  Razões podem ser várias desde bullying, problemas com a família, questões de identidade.




4- Identificação de uma pessoa que auto mutila:

As pessoas que têm este tipo de comportamento normalmente andam sempre alegres e mais extrovertidas,  rebaixam-se a si mesmas e quando querem chorar choram mas não em frentes as pessoas por medo de ser julgado ou criticado por qualquer erro que possam ter feito por mais que seja mentira. Costumam usar roupas de mangas longas, até mesmo no verão com altas temperaturas, apresentam várias cicatrizes ou lesões repetidas na mesma zona da parte do corpo e têm dificuldade em explicá-las, isolam-se evitando situações onde seu corpo pode ser exposto, como na praia ou piscina, sentem falta de alguém ao lado delas mas afastam-se sem que alguém dê por falta. Mudam de assunto quando alguém percebe que a pessoa não está bem e pergunta o que se passa.

5- Riscos:
Quando uma pessoa se corta, está sujeita a uma série de infecções e doenças transmissíveis pelo ar. O contacto com a lâmina pode acelerar o processo de contaminação, sem falar no pior dos riscos: a morte. Ainda que a pessoa não tenha a intenção de se ferir sériamente, ela não tem controle disso quando faz a auto mutilação. Um corte mais profundo pode atingir um vaso sanguíneo importante, impedindo que se movimente ou pode até mesmo matá-la.

6- Ajudas:
Há associações de psicoterapia e medicações que têm se mostrado eficaz nos casos de automutilação. A psicoterapia, nestes casos, tem como um dos objectivos ajudar o paciente a identificar outras formas de lidar com frustrações, que sejam mais eficazes do que seu comportamento. Ainda não há medicação específica indicada para que o paciente pare de se mutilar, entretanto, a medicação pode ser indicada para alívio dos sintomas depressivos e ansiosos que podem colaborar para a manutenção do comportamento.

- Resumindo e Concluindo Auto Mutilação é um distúrbio chamado síndrome de bordeline. onde a pessoa se auto mutila para que a dor física seja maior que a emocional.



Feito por: Maria Vital.

Sem comentários:

Enviar um comentário